14/06/2023 às 11:02

O que é um cenário digital?

79
3min de leitura

A imagem fotográfica nada mais é do que um instrumento de transposição, de análise, de interpretação e de transformação do real, ela não é um espelho neutro, por isso o fotógrafo tem capacidade de mudar tudo que ele capta, se assim achar necessário.

Dito isto, um cenário digital também conhecido como Digital Backdrop nada mais é do que duas imagens reunidas em pós-processamento usando o Photoshop. 

Digital Backdrop

Talvez você já tenha ouvido o termo, talvez não. Você provavelmente já viu alguns exemplos e nem percebeu. Recebi alguns pedidos para replicar uma imagem que era um cenário digital (e muitas vezes o cliente não percebe isso).

Cenários digitais são apenas isso. Você compra um conjunto de imagens digitais e insere em uma imagem que já foi feita.

Esses cenários são testados e precisam ter um certo conhecimento de edição para serem aplicados corretamente. A primeira edição que fiz usando esses cenários, gerou muitas risadas, eu mesma sorri de mim, era algo nada bom, cuidadosamente falando.

A edição precisa ser meticulosa para sugerir que a pessoa fotografada pertença àquele ambiente. Pode talvez dar a impressão de algo lúdico, eu optei em seguir essa linha e, ao invés de parecer 100% real, segui uma edição artística.

Mas isso é uma tendência? Não quero assustar vocês, e nem eu, mas acredito que esse é o futuro da fotografia, talvez um futuro em quinze ou vinte anos.

Faz tempo que os Digital Backdrop são usados, mas nos últimos tempos eles têm se popularizado entre os fotógrafos, eu devo isso a vários fatores.


Acessibilidade: Investir em vários cenários com itens e decorações requintadas não é algo fácil, alguns fotógrafos levam anos para ter um estúdio com tudo isso. A possibilidade de ter vários cenários que não ocupam espaço e dão uma gama de opções é algo atraente para um certo grupo.

Consumo sustentável: as decorações que os fotógrafos usam tem que passar ano após ano por uma reciclagem, os clientes que retornam não querem fotos nos mesmos cenários, com isso o fotógrafo precisa a cada ano renovar sua decoração, gerando assim mais consumo e despesas. Os cenários digitais reduzem mais da metade desse consumismo.

O futuro: não é de hoje que se fala disso, no futuro os estúdios poderão ter fotógrafos espalhados pelo mundo a fazer fotografias em fundos lisos e os cenários serem adicionados a noventa por cento na edição. Parece algo que nunca irá acontecer, mas anotem aí e daqui a vinte anos a gente volta a ter essa conversa.

Eu ainda gosto do real, das edições verdadeiras que valorizam o que a minha cliente já tem de bonito. Gosto também do lúdico, do imaginário e de explorar uma infinidade de possibilidades com a criatividade e ajuda do photoshop.

Os cenários digitais não irã dominar o meu trabalho, mais sim ser algo a mais que faço de forma criativa e lúdica. Não faria uma sessão fotográfica a cem por cento pensando na pós-produção, mas, porque não algumas fotografias feitas exclusivamente para os cenários digitais?

E você, cliente, fotógrafa, o que acha disso tudo?


14 Jun 2023

O que é um cenário digital?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

background digital cenário digital digital backdrop fundo digital

Logo do Whatsapp